sábado, 17 de outubro de 2009

Nadador FPN do Mês de Setembro

" Jorge Viegas Faria, do Sport Algés e Dafundo, é o Nadador do mês de Setembro, durante o qual conquistou quatro medalhas (duas de ouro, uma de prata e uma de bronze) e um 4.º lugar no Campeonato da Europa de Masters realizado em Cádis, tendo batido um recorde da Europa e cinco recordes nacionais. O nadador do escalão E (45-49 anos) classificou-se ainda no 7.º lugar absoluto em duas provas de 1,5km de Águas Abertas.

Jorge Viegas Faria sagrou-se campeão europeu dos 100 metros mariposa com um novo recorde do continente, ao fazer a marca de 59.97. O anterior recorde da Europa pertencia ao britânico Vaugham Nicolus, com 1:00.52, e o nadador algesino tinha como máximo de Portugal o tempo de 1:01.19.

O segundo título máximo foi obtido nos 100 metros costas, prova em que superou o próprio recorde nacional, ao fazer o tempo de 1:03.15. O anterior máximo situava-se em 1:05.89.A medalha de prata foi alcançada na prova de 50 metros costas, com o tempo de 29.45, inferior ao registo de 32.35, que tinha fixado em Junho deste ano, nos Campeonatos Nacionais de Masters.

A prova de 200 metros costas representou o 3.º lugar do pódio, ao registar o novo máximo do escalão (2:22.03). O anterior máximo, que já lhe pertencia, situava-se em 2:25.44.

Jorge Viegas Faria ficou em 4.º lugar nos 50 metros mariposa e bateu o seu próprio recorde nacional do escalão, com o tempo de 27.19. Nas Águas Abertas, o nadador Masters somou dois 7.ºs lugares na classificação absoluta nas provas da distância de 1,5km disputadas no Challenge (0:19:22) e Alqueva (0:22:35.33).

Isabel Figueira, nadadora master do Clube de Natação de Faro, também esteve em destaque durante o mês de Setembro."

Texto retirado do Blog Beba Água


Mais do que merecido este reconhecimento, por parte da Federação Portuguesa de Natação, de Jorge Viegas Faria como nadador do mês de Setembro.
Quando soube, não fiquei espantada, até porque já há muito tempo que comentava o facto de que mais mês menos mês seria ele o "eleito" ! ;)
Ao longo de 5 anos tive o privilégio de poder acompanhar de perto o seu percurso e evolução na modalidade. As primeiras travessias, os primeiros tempos nas provas, os primeiros recordes nacionais e até os primeiros relatos divertidos dos "feitos" no 1º de Maio e não só !
Orgulho ... admiração ... são estes os sentimentos que nutro por alguém que, conciliando responsabilidades familiares com uma exigente vida profissional, consegue encontrar espaço para aquela que é uma das suas verdadeiras paixões: a natação.
Não tenho qualquer dúvida de que caso consiga manter esta disciplina e perseverança, vai-se ouvir falar de Viegas Faria nos próximos Mundiais de Masters.
Enfim, um exemplo para muita gente !

Sem comentários: